15 minutos. Et voilá!

quarta-feira, outubro 18, 2017

Ontem, cheguei a casa e tinha literalmente meia-hora para preparar algo para almoçar, comer e sair. Pensei "Não dá. Não vou almoçar...". Não podia ser. Já no dia anterior,  porque estou sem empregada doméstica (já percebem a razão porque tenho andado tão "calada" :-) ) e cheguei a casa com pouquíssimo tempo disponível, não tinha almoçado em condições.

Abri, então, o frigorífico para ver o que poderia usar para "safar" uma refeição.

Arroz basmati, que tinha sobrado - sim, já estou a par da informação que circula no FB acerca dos perigos de se comer arroz que não tenha sido acabado de confeccionar mas, pelo menos por enquanto e porque as mudanças são necessárias na nossa vida mas não forçosamente todas ao mesmo tempo, continuarei a aproveitar o excedente.

Pois bem, arroz e que mais? Algo que tenho sempre em casa - cogumelos, azeitonas pretas às rodelas - e feijão branco. Ainda, algo que adoro, de produção biológica vindas no cabaz que compro semanalmente na Quinta do Arneiro, acelgas. Já tinha falado acerca delas num post antigo, este. Mas caso não gostem ou não tenham, podem usar espinafres ou grelos.

Resolvi saltear tudo numa frigideira com um pouco de azeite e alho, deitei uma colher de chá de Tamari Soya Sauce (em vez de usar sal e com um ganho de sabor)
e adicionei o arroz, para aquecer e envolver com os restantes ingredientes. Et voilá!

Um prato vegan! :-) Sem carne, nem peixe, nem ovo e nem queijo.

Sem grandes requintes, é verdade, mas sem precisar de muito tempo e, sobretudo, sem fome!

Poderia ser mais saudável? Poderia. Bastaria que tivesse usado arroz integral ou quinoa em vez do arroz basmati. Apesar de achar que não tenha ficado mal, pois tem feijão e cogumelos, seria de facto nutricionalmente mais equilibrado caso tivesse usado o arroz integral, pois este é uma boa fonte de proteína, e se não me tivesse esquecido dos pinhões tostados que era para ter adicionado e não o fiz com as pressas.

Se estiverem a pensar experimentar uma dieta vegan ou vegetariana, sugiro a leitura destas duas páginas que considero interessantes:

- 6 opções vegetais para substituir a proteína animal
- 6 alimentos ricos em proteínas que substituem a carne

Uma prova que para deixarmos de comer carne, não temos de passar a comer apenas "folhas" :-)


Sem comentários:

Enviar um comentário