Fui ali e voltei. Com uma receita de crumble de pêssego...

domingo, setembro 24, 2017
...SAUDÁVEL!

Pois é... fui ali e voltei, no que pareceu um abrir e fechar de olhos e, na verdade, faz quase 1 ano desde o último post que fiz.

Com o ritmo de vida que levamos, um ano parece passar a correr. Contudo, este ano, em particular, foi para mim um ano muito difícil, cheio de desafios e obstáculos complicados. Não vou esconder. Sofri. E muito. Mas cresci. E tornei-me mais forte. Aliás, estou a tornar-me, pois ainda não estou lá :-)

Estou a aprender a dizer "Sim" ao que quero e me faz bem e "Não" ao que não quero e/ou me faz mal. Simples, não parece? Mas não é, não se enganem.

Uma área onde o tenho aplicado é na minha alimentação. Apesar de sempre ter tido preocupação com a mesma, a verdade é que, sem ter havido uma grande alteração que o justifique, aumentei de peso consideravelmente. Em 6 meses, engordei 6 kgs! Se vos disser que nas minhas gravidezes engordei,  na 1ªvez, 8,500kgs e, na 2ª, 7,900kgs e que ambos os meus filhos nasceram com 3,710kgs (sim, ... e 10, ambos com o mesmíssimo peso!) conseguirão perceber o que vos pretendo dizer... Algo estava errado e a fazer-me mal.

Com a idade que tenho, adivinho o que estarão a pensar. "Ah, pois. Coisa e tal. Está na altura. A menopausa tem destas coisas". Poderia ser. Mas não é. Nesse capítulo está tudo bem e, pelo menos para já, estou safa. A não ser uns olhos mais preguiçosos que me obrigam a afastar mais para conseguir ler :-) mas não o suficiente para ter de usar óculos.

A primeira coisa à qual disse "Não" foi ao café. E já lá vão mais de 3 meses. Não foi nada fácil porque eu era mesmo uma apaixonada pelo sabor e aroma de um bom café. Em especial, por um Ristretto da Nespresso acabadinho de tirar... Consumia com alguma moderação. 2 a 3 cafés por dia. Em alturas de maior stress e dor de cabeça, talvez 4. Consegui, mas não sem sofrimento. Sofri com dores de cabeça praticamente durante toda a semana seguinte. Digam o que disserem, algo que nos faz sofrer durante uma semana por "ressaca" não pode fazer-nos bem.

O impacto da mudança notou-se talvez ao final de um mês. Sentia-me mais leve e com um pouco menos de retenção de liquidos, algo de que padeço desde sempre.

Recentemente, comecei a reduzir a quantidade de carne que ingiro, susbtituí o leite de vaca por leite de coco ou amêndoa (gosto particularmente do primeiro) e, nesta semana que passou, perante o desafio de fazer uma uma dieta vegetariana, cortei com a carne e o peixe completamente.

Como devem imaginar, eu mais parecia o Indiana Jones em busca da Arca Perdida eheheh. Revirei os meus livros de cozinha em busca de receitas. Encantei-me. Encontrei um sem número delas que vou ter mesmo de experimentar.

A primeira receita de um livro que experimentei foi a de uma cobertura de Crumble, do livro que uma amiga me ofereceu em Agosto - "As Delícias de Ella". Eu já seguia a Ella na sua página de Facebook há uns anos, mas nunca tinha feito nenhuma receita sua, até porque muito dos ingredientes que usa eu não tinha normalmente em casa e, por isso, nunca me motivei. Eu ainda "não estava no ponto" :-D

A sua receita não é de Crumble de Pêssego mas sim de Maçã e Amoras, mas eu usei a sua receita para a cobertura e adaptei-a. Serviu para dois Crumbles. Um de maçã, que os meus filhos adoram e me tinham pedido e um de Pêssego, com a mistura que sobrou do primeiro. Eu gosto mais do de pêssego, devo confessar. Sobretudo, ainda quentinho e com um pouco de iogurte grego e um bagos de romã por cima. Hummm... E nada de manteiga, farinha de trigo e açúcar refinado! Super saudável.

Aqui fica a receita para poderem experimentar.

Crumble de Pêssego

Cobertura:
(do livro As Delícias de Ella)

200 gr de farinha de amêndoa
180 gr de aveia (usei da fina)
3 colheres de sopa bem cheias de óleo de coco
100 ml de xarope de ácer
2 colheres de chá de canela

Nota: estas quantidades deram-me para dois crumbles.

Base de fruta

4 pêssegos maduros
1 colher de chá de canela
1 collher de sopa de xarope de ácer.

Para a Cobertura

Numa tijela, juntar a farinha de amêndoa e a aveia. A seguir, numa caçarola, colocar o óleo de coco, o xarope de ácer e a canela e aquecer em lume brando, até que o coco se tenha misturado e esteja tudo bem ligado. Deitar este preparado sobre a mistura de amêndoa e aveia e mexer bem, até todos os ingredientes secos ficarem bem envolvidos pelos ingredientes molhados. Reservar.

Fruta

Cortar os pêssegos ao meio, retirar os caroços e cortar em fatias, tipo meia-luas finas. Colocar as fatias numa tijela e envolver bem com o xarope de ácer e a canela. Se os pêssegos não estiverem bem maduros, colocá-los numa frigideira ou caçarola e levar ao lume durante uns minutos, para amolecerem um pouco.

Forrar o fundo da tarteira com as fatias de pêssegos e deitar a cobertura por cima. Levar ao forno, pré-aquecido a 190ºC, durante 25-30 minutos ou até que a cobertura esteja dourada.

Bom apetite ;-)

2 comentários: