Diary Entry#2 - Santa? Or baby Jesus?

terça-feira, dezembro 15, 2015
PT
Quem nos traz as prendas? O Pai Natal ou o menino Jesus? Em pequena, nesta altura do ano, eu literalmente massacrava a minha mãe com esta pergunta. Mãe sofre...

Um ramo da minha família era ateu e o outro profundamente católico. 
A minha avó paterna recusava qualquer figura que não fosse católica e, por isso, para ela era sempre o menino Jesus quem trazia as prendas. 
Para os meus outros avós, era o Pai Natal.
Consequência...confusão instalada na minha cabeça. Afinal quem é me trazia mesmo as prendas?

Já não me lembro bem o que a minha mãe me respondia, mas a verdade é que qualquer que tenha sido a resposta que me tivesse dado, a mesma nunca me convenceu. Recordo-me de ficar um pouco irritada por não me explicarem bem as coisas. De facto, este assunto não era fácil. Até porque ele não se ficava por aqui! 

A minha avó, do "lado ateu", ainda acrescentava que ele chegava a casa das pessoas descendo pela chaminé. Isto é que era a gota de água a fazer transbordar o meu copo cheio de dúvidas!!! Como é que tal coisa era possível? Pois se ele era gordo e os buracos das chaminés eram pequenos. Nós em casa nem tínhamos lareira e a minha mãe tinha um exaustor na chaminé da cozinha! Ah...entrava pela janela... Mas vivíamos num prédio, num 4º andar...E quem lhe abria a janela?

Estórias muito mal contadas! Estes adultos escondiam-me algo...que eu, no fundo, no fundo, não queria saber. 

Nesta "guerra" entre um lado e o outro, ganhou o velhote barbudo vestido de encarnado. Se, para mim, a estória do Pai Natal me suscitava muitas dúvidas, a do menino Jesus ainda mais dúvidas me suscitava! Então se ele é bébé como é que vai distribuir prendas pelas crianças? Então, mas não foram os Reis Magos que levaram as prendas ao menino Jesus? Ele recebe ou distribui?

Um senhor com um saco grande (para colocar as prendas dentro), com um trenó e com duendes ajudantes, fazia um pouco mais de sentido para mim. 

Acreditei até não me deixarem mais acreditar... que dia triste e como fiquei zangada! Creio que deve ter sido a primeira desilusão da minha vida. Cheguei, nesse dia, furiosa a casa. " Mãe, a minha professora disse que o Pai Natal não existe! Que são os pais que compram as prendas!"  Não chegava o facto daquela figura maravilhosa que nos trazia as prendas não existir como, para piorar as coisas, os pais e as outras pessoas mentiam-me! Mas a professora também não tinha o direito de me contar! Deveriam ser o pais a fazê-lo! Como me recordo desse dia. Estava tão triste e zangada ao mesmo tempo.

Para mim, este é O problema. E é por esta razão que há pessoas que rejeitam qualquer figura, Pai Natal ou menino Jesus. Pura e simplesmente por acharem mal mentir-se às crianças. De facto, foi difícil para mim. Constatar que os adultos me metiam não foi fácil.

Então? E agora? Como é? O que digo aos meus filhos? 

Sim, aqui em casa há Pai Natal. É ele quem traz as prendas. Mas o nosso estilo de vida, por ser diferente do da altura, obrigou-me a algumas pequenas mudanças de texto :-)  Ao contrário do que acontecia comigo, a minha irmã e os meus primos, em que o Pai Natal só trazia as prendas na véspera de Natal após nós estarmos a dormir ( porque passávamos os dias de Natal sempre juntos) e, portanto, só as víamos no dia seguinte, aqui em casa o Pai Natal vai aparecendo, em várias noites, para deixar as prendas. Ele não consegue deixar as prendas todas, em todo ao lado, ao mesmo tempo...tem de o ir fazendo a pouco e pouco. É uma excitação todas as manhãs para saber se há mais alguma prenda na àrvore e para quem é!

E há, ainda, a questão de haver prendas que o Pai Natal deixa cá em casa e aquelas que são para ela (minha filha, porque ele ainda não pergunta nada) mas o Pai Natal deixou na casa das outras pessoas...Como justificar a quantidade de prendas que o restante da família traz consigo para nossa casa, para passar a noite da Consoada? 

Realmente, nós mentimos muito mal e as crianças só acreditam mesmo porque querem acreditar. Haja imaginação para nos aguentarmos a tantas perguntas e a conseguirmos "passar de fininho pelos pingos da chuva"! A minha filha, no alto dos seus 6 anos, já me pressionou, dizendo "Não há Pai Natal. São vocês que compram as prendas, não são?"

E eu, enganei-a. Apesar da minha recordação bem vívida da minha desilusão, apesar de no meu caderno de valores não caber a mentira, apesar de tudo isso, insisti! É que pesando tudo - a beleza do acreditar, a maravilha da fantasia, a excitação do escrever a carta, o encantamento quando me cruzava com ele (eles) na rua, a antecipação da sua chegada...tudo isso, superou o embate sentido. 

Esta é uma mentira que cabe, sim, no meu caderno e que recomendo! O Pai Natal não é fruto do consumismo. É fruto da fantasia! Do maravilhoso mundo inocente das crianças e de onde custa tanto sair. 

E, por isso, pergunto. Será que os professores têm mesmo o direito de contar às crianças que o Pai Natal não existe?

PS: Está em inglês, mas podem ler aqui a história do Pai Natal. A história começa no séc.III e ele não se veste de encarnado por causa da Coca-cola, como muitos pensam. Vale a pena ler.

Obrigada Lena! Tu sabes porquê! ;-)

ENG
Who brings us the Christmas presents? Santa Claus or Baby Jesus? When I was a little girl, this time of year, I was all over my mother with these questions. Mum suffers ...

A branch of my family was atheist and the other deeply Catholic.
One grandmother refused any kind of non-Catholic figures, so to her it was all about Baby Jesus.
For my other grandparents, it was Santa Claus.
Consequently ... big confusion in my head. After all, who did really bring me my presents?

I no longer remember what my mother had answered me, but the truth is that whatever it might have been the answer she gave me back then, it never did convinced me. I remember getting a little upset every time I didn´t get a proper explanation. This subject was tricky.  And it wasn´t over yet! 

My "atheist" granny also added Santa entered people´s homes coming down the chimneys. This really was the last straw !!! How can such thing be possible? For if he was fat and chimneys holes were small! We had no fireplace at home and my mother had kitchen hood! Ah ... through the window ... but we lived in a building at the 4th floor ... And who opens up the window to Santa?

Very poorly told stories! These adults were hiding me something ... that I, deeply down, didn´t want to acknowledge. 

In this "war" between one side and the other, it won the red dressed bearded old man. If it´s true that Santa Claus story raised me a lot of questions, the baby Jesus one further doubts raised me! If he was a little baby, how could he be the one distributing gifts to the children? But then, wasn´t the three Wise Men who brought gifts to baby Jesus? He gets or he gives?

A man, with a big bag (to put the presents inside), with a sleigh and elves made a whole lot more sense to me.

I was a believer until I was not allowed to believe anymore ... what a sad day and how angry I was! I think this was my very first disappointment in life. I got home that day raging. "Mom, my teacher told us Santa Claus does not exist! And that are parents buying all presents!" As if it wasn´t enough the fact of Santa not existing, to worsen things up, my parents, and others, lied to me! Despite all that, my teacher had no right to tell! It should be parents to do so! I do recall that day. I was so sad and angry at the same time.

This is THE problem.That is the reason why some people reject any figure, Santa Claus or baby Jesus, for that matter. Simply because they think to be not acceptable lying to children. Indeed, it was difficult for me. To realize adults did lie was not easy for me.

So? What, now? How is it? What do I tell my children?

Yes, here at home, we are Santa Claus believers. It´s the old man the one putting presents by our Christmas tree. Due to our lifestyle, being a little different than before, I had to change a little bit my speech :-) Contrary to what happened to me, my sister and my cousins, ​​when Santa was only bringing us presents on Christmas Eve after us being sound asleep, here at home, Santa Claus passes by several nights, to bring gifts. He can not do it all at once ... so he does it little by little. It's a thrill every morning to find if there is any new gift by our tree! 

Another question concerns all other presents brought in, on Christmas Eve night, by the rest of the family... How to justify that?

Indeed, we are very lousy liars and kids believe just because they want to. My daughter, in her six years, already put me to test saying "There is no Santa Claus. You are the ones buying the gifts, aren´t you?"

And I misled her. My memories are vivid but still I insisted. Even though lies do not fit in my book of values. Weighing all up- the wonder of believing on a fantasy, the excitement of writing him the letter, the happiness to see him(them) on the streets, the anticipation of his arrival ... all that overcame disappointment.

This is one lie that, yes, fits in my book! Santa´s not the product of consumerism. It is the product of fantasy! The marvelous world of childhood that is so tough to get out of.

And so I ask. Do teachers have the right to tell children about Santa Claus not existing?

PS: You may read about Santa´s history in here. It begins in the 3rd century and he dresses in red not because of Coca-Cola, as many think. It´s worth the reading.

Sem comentários:

Enviar um comentário